Eles fazem parte da lista de qualquer arquiteto quando o assunto são os itens indispensáveis para uma decoração perfeita. Da sala ao quarto, o abajur é um item decorativo praticamente obrigatório para quem quer decorar com classe e conferir muito estilo aos ambientes.
E antes de escolher um abajur, assim como qualquer item decorativo, tudo vai depender muito do estilo da sua decoração. Mas pode ficar sossegado que tem abajur para todos os gostos e estilos. Dá só uma olhada nessas inspirações que separamos de tipos de abajur para sala.
Clássico
Não há como falar em abajur clássico sem mencionar o tradicional e elegante abajur Tiffany. Com um design baseado na estética do Art Noveau, um estilo que reinou como favorito de 1890 até 1910, o abajur Tiffany foi criado pelo designer norte-americano Louis Comfort Tiffany e lembra muito um vitral de igreja. O objeto é feito à mão, com uma técnica que envolve as peças de vidro em uma fita de cobre, que depois são estanhadas e soldadas entre si. Mas se você faz mais a linha clássico clean, que tal um abajur com base feita em vidro ou cristal, porcelana ou até mesmo cobre ou prata, com uma cúpula mais clean, com um tecido claro? Este modelo também marca presença em qualquer ambiente tornando-o requintado e elegante.
Contemporâneo
Já para quem é mais moderninho, os abajures também sofreram um processo de modernização. Com a disponibilidade de diversos materiais, os abajures ganharam uma roupagem completamente diferente e dificilmente passam desapercebidos dentre os tipos de abajur para sala. E dentre os modelos contemporâneos, o estilo industrial é o que vem fazendo grande sucesso na hora de escolher um modelo para decorar o ambiente. Olha só essas inspirações lindas!
Rústico
O abajur com estilo mais rústico pode ser encontrado em diversos materiais que podem ir de um tronco de árvore a uma base de vidro e a cúpula toda trabalhada em fibra natural, um charme só. Esse abajur fica perfeito na decoração da casa de praia ou de campo, mas também fica ótimo com uma decoração mais clean, com a escolha de um sofá em linhas retas, mais claro e o uso de cadeiras ou poltronas de madeira, com estilo mais básico.
Divertido
Para quem não abre mão do bom humor na hora de decorar, até nesse momento um abajur pode ser integrado. E modelos e estilos são o que não faltam! Dos coloridos aos feitos em diversos materiais, como acrílico, resina, plástico e até mesmo objetos diversos, como carrinhos de brinquedo ou bonecas, os abajures com estilo divertido chamam atenção e deixam qualquer decoração despojada e irreverente. Um bom exemplo deste item decorativo é o simpático abajur Woody, que tem a sua estrutura de madeira articulada que lembra a de um boneco e pode ficar em diferentes posições. Quando sentado, pode servir de apoio para livros e em pé acaba se tornando um objeto de decoração que diverte e ilumina.
Minimalista
Neste estilo de abajur vale a máxima, ‘menos é mais’. Com linhas retas e design discreto, os abajures minimalistas ganham cores mais neutras, como preto, branco e bege e materiais como metal, madeira e cúpulas feitas em tecidos como linho ou sarja, nas mesmas cores que as bases. Há também os abajures que são totalmente transparentes, fabricados em acrílico, que conferem um visual bem diferenciado a qualquer sala. Os modelos de abajur minimalistas são para quem quer apostar em um visual simples, despojado, mas ao mesmo tempo elegante e marcante.
Bom, deu para perceber que o que não faltam são opções de tipos de abajur para a sala, certo? Agora fica a seu critério ver qual o estilo que mais combina com o seu decoração e escolher um abajur para compor lindamente o seu ambiente e arrasar! E claro, depois não esquece de contar para gente nos comentários como ficou!