Todo mundo quer um lugar para chamar de seu, não é mesmo? Na hora de pensar em sair do aluguel, várias ideias surgem, sendo a principal delas o financiamento de imóvel. Contudo, esse financiamento pode ser feito em duas formas: investindo em um imóvel pronto para morar ou na planta.
Cada um dos financiamentos tem as suas vantagens próprias. No caso de um imóvel pronto, as principais vantagens são que você já pode morar de imediato, conhece o local e evita surpresas desagradáveis. Em contrapartida, ao financiar um imóvel na planta, você pode conseguir um preço muito mais barato. E dinheiro, nos dias atuais, conta muito. Quer saber como financiar um imóvel na planta? Então continue com a gente!
1. Comprar imóvel na planta
Antes de investir no financiamento de imóvel na planta, é preciso saber como eles funcionam. Existem, atualmente, diferentes tipos de financiamento: o mais conhecido, o Minha Casa Minha Vida (MCMV); e aquele que você faz direto com a construtora, através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), da carteira hipotecária e pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Para financiar um imóvel na planta através do Minha Casa Minha Vida, ele precisa estar dentro do limite máximo estabelecido pelo programa, ou seja, precisa respeitar o teto máximo correspondente a sua região. Além disso, outras exigências compõem o MCMV: o imóvel precisa estar sendo construído em área urbana, deve ser em alvenaria, não ter ônus, irregularidades ou dívidas, e estar devidamente registrado no cartório de imóveis. Existe, ainda, a necessidade de se enquadrar nas faixas salariais do programa federal.
Ao ser entregue, esse imóvel adquirido na planta passará por uma vistoria da Caixa Econômica Federal. A casa ou apartamento precisa ser comprado para residir e não para ser alugado a terceiros.
2. Pesquise muito
O valor total que você irá pagar de um imóvel e consequentemente das parcelas serão menores se você adquirir um imóvel na planta. Essa é a grande vantagem de comprar nessa modalidade. Contudo, faça bastante pesquisa. Conheça quanto cada instituição cobra pelo crédito imobiliário. Bancos públicos, especialmente a Caixa Econômica Federal, costumam ter taxas de juros mais atrativas, por isso vá até uma agência e converse com um atendente.
3. Conheça o que você está comprando
Tão importante quanto escolher o banco certo para fazer o financiamento do imóvel na planta, é também conhecer a casa ou apartamento que você está adquirindo. Surpresas desagradáveis devem ser evitadas. Por isso, busque saber todas as informações sobre a construtora: histórico, outros imóveis já feitos e nível de credibilidade.
Além da construtora, busque conhecer melhor a região onde você está adquirindo o imóvel e também a planta da sua futura residência. Geralmente, plantas físicas são melhores para serem visualizadas do que as virtuais, elas dão uma melhor realidade ao comprador.
E então, gostou das nossas dicas? A hora de sair do aluguel é agora! Financie seu imóvel com a VKR Empreendimentos. Quer saber mais? Acesse o nosso site e faça uma simulação. Estamos prontos para atendê-lo e ajudá-lo a realizar o grande sonho da casa própria.